Espetáculo Sobre Elas



O maravilhoso dia do casamento chegou. Os sorrisos forçados no álbum de fotos perpetuam as marcas de uma família que já havia sido feliz. A rotina dolorosa de ser submetida a uma sociedade em que a cultura do machismo pondera sobre todos.
Ele brigou com você por causa da roupa que você estava usando?
Pobrezinho, ele só está com ciúmes.
Ele chegou embriagado outro dia e te obrigou a fazer sexo?
Ah, sim! Mas homem é assim mesmo, ele só exagerou um pouco na bebida, nada de mais.
Marcas roxas, o corpo dolorido no chão, o choro que se afoga nas gotas do chuveiro. E os nossos filhos? o que serão deles se eu o deixar? Já não era mais possível suportar aquela dor.
Mas, calma, ele está arrependido, porque hoje ele mandou flores.


Era final de 2016 quando o drama mandiritubense começava a ganhar forma através de uma postagem feita no Facebook pelo diretor e produtor do Grupo Na Lona, Andrio Robert. A publicação pedia às mulheres que expusessem algumas situações machistas pelas quais elas (ou alguma amiga, ou conhecida) tivessem passado nas ruas, na faculdade, no trabalho, em casa e etc. A repercussão inesperada do post, que ultrapassou a marca dos 250 comentários, foi utilizada para a construção de uma futura peça teatral que, até então, ainda não tinha data prevista para ser apresentada ao público.
À convite da proprietária da Ms - Cia de dança e arte, Marissandra Gomes, em 2017, surge a oportunidade de expor a apresentação durante o evento de Carnaval para os convidados da festa. Foi por intermédio da música “Triste, louca ou má”, da banda “francisco, el hombre”, que o primeiro roteiro de Sobre Elas foi escrito, uma cena curta que tinha, em média, cinco minutos.
No dia das mães do mesmo ano, a peça é apresentada ao público na Praça Municipal de Mandirituba e, devido à sua repercussão positiva, essa segunda versão estendida também foi levada em outros eventos, entre eles um Congresso das Mulheres Petroleiras, de Curitiba, e na instituição “Meninos dos Quatro Pinheiros”, também em Mandirituba.
Feitas essas apresentações, o GNL se inscreve com a peça no 12º Festival de Teatro em Pinhais, no Paraná, e o desafio de transformar a cena curta em um espetáculo de 45 minutos, resultou na primeira indicação e nos primeiros prêmios que o grupo veio a receber, em dois festivais distintos, com seu espetáculo de estreia.


INDICADO À: Melhor Iluminação (12º Festival de Teatro - Pinhais, PR)
PREMIADO COM: Melhor Atriz (V Festival de Teatro - Pontal, PR)
PREMIADO COM: Melhor Direção (V Festival de Teatro - Pontal, PR)


Após serem selecionados para mais festivais, incluindo um em São Paulo, o Espetáculo “Sobre Elas” carregou a Lona para duas apresentações na Mostra Domingo é no Teatro, em Fazenda Rio Grande: A primeira versão em 2017, e uma readaptação em 2018, mobilizando cerca de 100 pessoas até o Teatro Municipal da cidade, uma apresentação em Quitandinha, Mandirituba e, em breve, na reta final de sua 2ª e última temporada, o grupo se apresenta no Teatro Histórico “São João”, na Lapa.
Abaixo, você confere a adaptação do espetáculo no formato de nanometragem, que foi exibido nas telas de cinema em São Paulo.








Saiba mais da Agenda do NaLona clicando Aqui

Equipe técnica:Direção, Produção, Iluminação, Sonoplastia e Caracterização: Andrio Robert
Assistência de direção, produção e iluminação: Maluz

Elenco: Ana Rodrigues, Anderson Calazans, Andressa Roberta, Danilo Velter, Eduardo Moura, Emanoel Mika, Erick Silva, Franciane Cordeiro, Ingrid Mika, Jader Rocha, Matheus Neves, Matheus Tozzi, Oda Pinheiro, Rodrigo Bastos e Wellington Ronney.

Postagens mais visitadas