Finalistas do I Festival Story Art falam sobre suas obras


O I Festival Story Art uniu artistas do Brasil todo e encheu os nossos olhos com diversos trabalhos incríveis dos artistas participantes.

Com linguagens artísticas variadas, o público escolheu seis vídeos para fazerem parte da nossa final, mas quem são os rostinhos por trás desses @s que conseguiram cativá-los? Quais suas histórias? Qual a história da sua obra?

Trocamos algumas palavras com nossos finalistas e trouxemos a você um pouquinho mais sobre eles. Quer conhecê-los melhor? Então desliza o dedinho e continua lendo que é só sucesso!


Cia Elevador de Teatro Panorâmico
São Paulo

Quem  são vocês?
A Cia Elevador de Teatro Panorâmico é um grupo de teatro aqui de São Paulo. Neste ano completamos 20 anos de existência e estamos em processo de ensaio de um novo espetáculo. Também temos uma sede na região do Bexiga, o Espaço Elevador.

Quais as concepções/inspirações da sua obra Copo Vazio Cheio de ar?
Quarentena e tudo parou. Então, inspirados por um vídeo de dança onde coreógrafos do mundo fazem uma única coreografia se conectando sequencialmente, resolvemos nos aventurar e usamos de inspiração a música do Gil "Copo Vazio" quem tem uma bela reflexão.


Studio Sky Dance
Paraná

Quem são vocês?
Studio Sky Dance, é uma escola de dança em Fazenda Rio Grande-PR, que tem como propósito, levar a dança a todos, a Sky Dance, composta por 9 professores
mais de 150 alunos, e com mais de 30 aulas semanais e 2 grupos de dança. Vem  disseminando a dança e a cultura e propiciando as artes e o acesso dela a todos!

Quais as concepções da obra Morte e Vida Severina?
(Uma compilação do nosso espetáculo de dança)
A obra é baseada no poema/livro MORTE E VIDA SEVERINA do pernambucano João Cabral de Melo Neto de 1955, que conta a longa e dura trajetória de Severino retirante que, 
desce dos limites da paraíba até o Recife, em busca de trabalho e uma vida digna, porem oque se vê apenas Morte, o maior empregado.




Mariana Mendes
Minas Gerais

Quem é você?
Mariana, 23 anos, é mineira e pianista erudita de formação. Toca também outros instrumentos e atualmente tem se aventurado em outras linguagens artísticas, na busca de um fazer artístico coletivo, híbrido e performativo.

Quais as concepções/inspirações da sua obra Personalidades de um músico na quarentena?
Comer, dormir, tocar, surtar [repete]. Cotidiano e autobiografia. A rotina monótona, na impossibilidade do fazer coletivo na quarentena, provocam diferentes estados de espírito que se alternam a todo instante.




Cia Víscera
Santa Catarina

Quem são vocês?
A Cia. Víscera, fundada em outubro de 2019, é composta por artistas da região de Criciúma/SC e tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento do panorama teatral de nossa região, oferecendo um trabalho autoral de qualidade. Atualmente estamos em processo de montagem de espetáculo e também publicamos vídeos com declamação de poesia em nossa página no Instagram.

Quais as concepções/inspirações da sua obra Pandemia Politica?
Diante da pandemia que presenciamos e das atitudes do (des)governo em relação à ela e aos próprios artistas, a companhia buscou reproduzir fielmente frases ditas por estas pessoas, provocando o embate do público com sentenças tão absurdas e que nos afetam diretamente.

Grupo Teatral Porão
São Paulo

Quem são vocês?
O Grupo Teatral Porão desenvolve, desde 2013, inúmeras ações focadas na potencialização do cenário cultural da sua cidade. Sediado no município de Ribeirão Preto/SP. Em 2015 o Grupo consegue, com parcerias, ter a sua sede montada, ela que se tonara palco de seus espetáculos posteriormente, enquanto segue com apresentações em Festivais Nacionais e Internacionais. Em 2018, é convidado pela prefeitura da cidade a ministrar oficinas de iniciação teatral nos Centros Culturais de Ribeirão Preto/SP. Em seus espetáculos carrega prêmios sendo alguns deles; o de Melhor Trabalho em Grupo, com “Animais Anômalos” (2016); Melhor Espetáculo Infantil, com “Um presente para a Princesa” (2017); e Melhor Pesquisa de Linguagem, com “3x4” (2019).

Quais as concepções/inspirações da sua obra?

O programa se originou do espetáculo "Um Conto D'água", que possui em sua história príncipes e reis de um Reino distinto. Através destes personagens foi criado o Junior News, uma ação semanal a ser desenvolvida de forma a trazer notícias reais com conteúdo cômico para movimentar a cultura durante a pandemia. O quadro "Pensamento da Semana com Josué", traz em sua formação pensamentos cômicos de distração da vida humana.

Alessandra Bier
Rio Grande do Sul

Alessandra Bier é Atriz, Produtora Cultural e Pesquisadora, formada em Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também escreve, recita, desenha, pinta, costura, fotografa, filma, edita, monta, maquia, dança, canta, toca, narra, dá aulas e é bem louca. Nasceu em Porto Alegre (RS), mas provavelmente descende de extraterrestres. E depois do I Festival Story Art do Grupo Na Lona, seus próximos voos serão todos os possíveis.

Quais as concepções/inspirações da sua obra?
Seu poema intitulado "Ainda Haverá Mundo" é inspirado nas perspectivas do mundo pós-pandêmico (Covid-19), onde o mundo, sim, continuará existindo, mas o que fará e sempre fez diferença são as pessoas que nele habitam, trazendo uma reflexão acerca de como podemos agir agora para que o futuro seja melhor.

Postagens mais visitadas